Às vezes fico a pensar, em Guimarães Rosa, nas suas exortações acerca que "a vida quer de nós é coragem", que "viver é etcétera". Poxa, esse homem foi de uma sabedoria inigualável, talvez nem tão bem entendida em sua época.
Conversando com uma amiga, assim, de forma aleatória, chegamos à (de certa forma, óbvia) conclusão do quanto a vida é dura. Por mais linda, gostosa, engraçada que ela seja, a vida não é fácil. É uma dádiva, um presente pelo qual devemos sempre sermos gratos, mas que é uma rosa com muitos espinhos, isso é.
Eu e minha amiga refletimos, em um brevíssimo espaço de tempo, sobre as várias turbulências que já enfrentamos, sobre as pedras em nossos caminhos, os percalços, os leões que temos que matar a cada dia. Porque, mesmo diante das inúmeras alegrias, há sempre um coração choroso (ainda que não seja o nosso, mas o do próximo também nos faz chorar). Por mais que tentemos levar tudo com leveza, com calma, com fé, realmente, viver requer força, determinação coragem. Bom, não vou aprofundar muito no assunto. O que eu quero mesmo é deixar registrado aqui a "pauta" do diálogo com minha amiga, esse que nunca mais quero esquecer.
Ah, e para encerrar, não poderia deixar de citar novamente Guimarães Rosa, que também, cada vivência me faz refletir.
"...Olhar para trás após uma longa caminhada pode fazer perder a noção da distância que percorremos, mas se nos detivermos em nossa imagem, quando a iniciamos e ao término, certamente nos lembraremos o quanto nos custou chegar até o ponto final, e hoje temos a impressão de que tudo começou ontem. Não somos os mesmos, mas sabemos mais uns dos outros. E é por esse motivo que dizer adeus se torna complicado! Digamos então que nada se perderá. Pelo menos dentro da gente..."
Oi,Fernanda tudo bem?Sempre que passo aqui te falo da menininha né?Acho muito linda essa imagem...Muito linda também foi a mensagem que voce me deixou no blog,gostei demais!
ResponderExcluirPois é,mas eu acredito que todas as vidas são marcantes,todas tem fatos duros e momentos leves...no meu caso as vezes fica mais evidente porque não superei muitas coisas ainda e fico voltando ao assunto...mas no fundo minha vida é igual a de todos,tento apenas saber lidar com a dor,acho que é a luta de todos né?Beijos