terça-feira, 19 de março de 2013

Caiu na rede é peixe...


                                                           

O negócio é o seguinte: caiu na rede, sua vida vai mudar. Pode ser para melhor ou pode ser para estragar, destruir. Estou falando do poder da internet, e mais uma vez, das influências das redes sociais. Uma frase, uma foto, um vídeo, seja lá o que for, uma vez disseminado na internet, perde-se totalmente o controle. Nesse meio de comunicação qualquer tipo de censura ou filtros, se tornam infinitamente mais difíceis de serem feitos. E às vezes, um deslize ou uma simples brincadeira tornam-se motivo para destruir sonhos, razões, quiçá, vidas.
Há muito já entendi isso. Mas a cada dia se torna mais perigoso. Um exemplo recente foi o "trote" infeliz feito por estudantes da UFMG, que indicava apologia à racismo, preconceito, xenofobia. Uma foto que registrou o momento foi lançada na rede, e pronto: deu-se início ao "inferno astral" dos envolvidos. Milhares de reações de repúdio pelas redes sociais, acabaram chamando atenção da mídia. O fato foi parar nos jornais televisivos e agora os estudantes que participaram do "trote" pagam o preço. Correm o risco de serem banidos da universidade, além de enfrentarem a "comoção social ". 
Enfim, todo cuidado é pouco. Somos "vigiados" o tempo todo e, caiu na rede, é peixe.

Bjs,

2 comentários:

  1. Boa tarde, Fernanda. Acredito que devemos ter cuidado com o que postamos nas redes sociais, pois existem os dois lados da moeda, mas nesse caso específico, que bom que parou na net.
    Pessoas preconceituosas, cometeram crime de racismo.
    Na minha opinião, tem mesmo de serem responsabilizados com todo o rigor!
    Assim sendo, quem sabe um dia eles se tornem seres humanos decentes?
    Por mim, a expulsão é excelente!

    ResponderExcluir
  2. Olá Patrícia! Concordo plenamente com você! E o problema é que as pessoas não têm a devida consciência do poder de divulgação da internet. Fazem pidas, brincadeiras de mal gosto e se esquecem que sempre tem alguém olhando, registrando... e caí na rede, já era. Como tudo,isso tem seu lado bom e ruim. Em relação aos estudantes, também acho que devem ser punidos, afinal, não são exemplos de futuros profissionais que precisamos nesse país!
    Obrigada pelo comentário e volte sempre que quiser!
    Bjs, Fê

    ResponderExcluir