segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Palavras

Ontem li uma frase que me fez refletir: "Nossas palavras devem ser um presente para nossos ouvintes"... Achei lindo! Vou começar a me policiar em relação ao que eu falo com as pessoas. Claro que, na minha interpretação, isso não quer dizer que só temos que dizer palavras de elogios, de agrados... mas acho que temos que usar nossas palavras de forma doce, mesmo quando o que tiver de ser dito for algo amargo para o ouvinte. Nossas palavras devem encorajar, ajudar, edificar. E acima de tudo, serem sinceras, de coração. Mas há uma linha muito tênue entre franqueza, sinceridade e falta de educação. Isso não deve ser confundido nunca. Não importa O QUE falar, mas COMO falar.
Estou pensando muito sobre isso. Eu, que sou uma" faladeira", vou fazer o exercício diário de tentar seguir esse sábio conselho e tornar minhas palavras presentes para quem as ouvem.Pois depois que as palavras saem da boca, ela já não nos pertencem mais, e é aí que vem as consequências, boas ou más . Pois como já disseram :   " a palavra pertence metade a quem profere e metade a quem ouve"

Bjs,

 





6 comentários:

  1. Palavras ditas com o coração podem ser tão belas ou sinceras quanto rudes e grosseiras, pois nunca estão sob o nosso controle. Certo é: o lado puramente emocional nunca é um bom juiz para palavras. Acho que o segredo para se presentear o ouvinte com as palavras seja usar a razão, afastando sempre as emoções (quer boas ou ruins) dos diálogos. Será?? Também não tenho tanta certeza disso... hehe

    Bjos

    Andrei

    ResponderExcluir
  2. Oi meu bem!!! Bom, em relação a mim, acho que sempre direi palavras com o coração e carregadas de emoção, sejam elas belas ou rudes... Eu sou muito coração e menos razão, lembra? kkkkkk.. Bjs, Fê

    ResponderExcluir
  3. Oi Fernanda!
    Tenho me policiado ao longo dos anos (apesar de ser nova!! Grifo!!) para ser "tardia para falar", "pronta para ouvir". Não porque eu não saiba ou não tenha o que dizer, mas pelo motivo que você expôs aqui e, se dizer algo significa perder o carinho, a admiração, o respeito e até o amor de alguém, melhor ficar calada e esperar o tempo, o momento e, claro, a palavra certa! Acho que foi uma das coisas que me motivou a escrever (e muito!). Quando não posso dizer, escrevo e guardo.
    Tô por aí...
    Bjim!

    ResponderExcluir
  4. É Ligian.. acho que isso é um eterno aprendizado... vamos, que vamos né? Volte sempre que quiser, é muito bom essa troca de "experiências". Bjim!

    ResponderExcluir
  5. Ei Gabizinha! Que bom vc por aki...hehehe.. Volte sempre amiga querida! Bjs!

    ResponderExcluir