sábado, 24 de novembro de 2012

Liberdade: há quem não queira???

                                                 


Ser livre não tem preço... nada, mas nada mesmo pode pagar a liberdade de alguém. Seja ela física ou de expressão.
Muitas vezes me vejo coagida por diversas vertentes a oprimir algo que sinto ou penso, e reflito mil vezes antes de expressar. Mas como não nasci para ser prisioneira, eu arrumo um jeito, mesmo que nas entrelinhas, nas metáforas, nas ironias, de dar o meu recado. Detesto ser "podada".
Sei que às vezes posso passar dos limites, mas se há algo que aprendi foi ser sincera (sem ser sinceramente grosseira) e franca (não confundo fraqueza com falta de educação). Posso falar ou escrever coisas que vão até ofender ou chatear alguns, mas nunca é a intenção... o que quero é apenas expressar o que penso, sinto, acho, a respeito de algo. Tento fazer isso com polidez... tento usar de todos os artifícios que façam com que minha mensagem seja colocada de maneira educada, pois sempre acreditei que se podemos falar e manifestar o que quisermos, só vai depender da forma e do tom que será feito.
Não gosto de ser tolida por igreja, por moral, por politicamente corretos... cada um tem sua opinião sobre os fatos, e não há religião (igreja), falso moralismo e hipocrisia que vão me calar.
O versículo que diz "Conhecereis a Verdade e a Verdade os libertará" é muito mais profundo do que muitos imaginam... e por perceber essa profundidade, me sinto totalmente livre nesse mundo para manifestar o que eu quiser, inclusive sobre fatos em que religiosos fanáticos ficam cheios de "mimimi". Se conhecerem de fato a Verdade, de fato serão livres e não ficarão presos à dogmas, preceitos, julgamentos que no fundo, não levarão à lugar nenhum e fará com que tenham uma vida oprimida.
Minha necessidade de ser livre, em todos os sentidos, pulsa em mim com toda a força... ainda não consigo ser como queria. Mas chego lá. Resguardando as devidas proporções, nada e ninguém me faz ficar em cima do muro. Eu sempre vou "pular" para o lado que achar correto e que atende às minhas convicções.
Como já disse Cecília Meireles: Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda..."

Bjs,

2 comentários:

  1. Concordo que não deve haver julgamentos, e nem ninguém dizendo o que fazer, até porque quem lê a Bíblia é bem instruído em relação ao que é certo e errado. Porém, não podemos ficar julgando a Igreja, porque não é só lá que nos julgam. A gente espera demais da Igreja, sendo que ela é composta por pecadores. Devemos compreender isso e saber levar numa boa. Afinal, ser humano é ser humano, e tem seus defeitos. A liberdade vem é do Espírito, e não do que a gente pode ou não fazer. =]

    ResponderExcluir
  2. Ei! Pois então... quando dei mais "ênfase" à Igrejas, é porque lá, que deveria ser lugar acolhedor, é um lugar onde as pessoas mais julgam e apontam dedos... coisa muito contraditória. Existem pessoas que se afastam por achar que não agimos como deveríamos agir, no seu ponto de vista de como ser "um cristão correto".
    Mas o que eu quis dizer não se aplica somente à igreja, mas à sociedade em geral, que insiste em tentar nos enquadrar nos estereótipos que criam para cada "face" de nossas vidas: idade, profissão, religião, sexo, tempo livre, gosto musical e por aí vai.
    E quando eu citei o versículo: "Conhecereis a Verdade e A Verdade vos libertará", eu quis dizer exatamente isso, que a liberdade vem do Espírito, que sim, pode ditar o certo e o errado e isso faz em segredo, em nossos corações. Por isso sei que tudo me é lícito, mas nem tudo me convém... mas o que me convém, pode não ser o que tem convém, e vice-versa... por isso o Espírito Santo para nos direcionar, pois trata a cada um de maneira única.

    Bjs, obrigada pelo comentário e volte sempre que quiser

    =) Fê

    ResponderExcluir